"Kursk" é um filme dos mais interessantes, pois ele equilibra muito bem a superficialidade de um filme catástrofe e a profundidade de um drama real. Baseado no livro "A Time to Die", de Robert Moore, essa co-produção Bélgica / Luxemburgo / França se arrisca ao trazer um roteirista americano como Robert Rodat (notavelmente um profissional de grandes estúdios, indicado ao Oscar por "O Resgate do Soldado Ryan") e um diretor como o dinamarquês Thomas Vinterberg de "A Caça" (extremamente autoral e que privilegia muito mais as profundas relações humanas aos dramas superficiais do gênero) - o que eu quero dizer com isso é que "Kursk" tinha tudo para ser uma espécie de "Armageddon" no fundo do mar, mas a qualidade do diretor nos entrega um trabalho mais bem cuidado, intimista em muitos momentos, muito mais próximo de "Chernobyl" da HBO, por exemplo!
Em agosto de 2000, o submarino nuclear da marinha russa "Kursk" é naufragado durante um exercício nas águas do mar de Barents. Uma falha no controle de temperatura dos torpedos e dos mísseis que o submarino transportava, desencadeou uma série de explosões e praticamente dizimou a tripulação. Os 23 marinheiros que sobreviveram começam então uma luta contra o tempo na esperança pelo resgate. Acontece que a Marinha Russa está falida e a única alternativa de chegar ao submarino preso no fundo do mar é incapaz de concluir a missão por problemas técnicos. Um desastre seguido por uma negligência acentuada do governo russo que teme em aceitar a ajuda internacional e ter seus segredos bélicos descobertos. Eu diria que o filme é duro, de difícil digestão e muito angustiante (embora muitos ainda se recordam do final da história). Vale a pena, e mesmo com algumas "bengalas" do roteiro (que explicarei adiante), o filme é um ótimo entretenimento!
Ao entender a dinâmica do filme, fica impossível não pensar em quão rico seria se "Kursk" fosse uma série e houvesse um tempo maior para o desenvolvimento dos personagens, mesmo que em flashbacks. Digo isso porque, mesmo com o esforço do Diretor, dirigindo uma cena belíssima de casamento e mostrando a espirito de irmandade que aqueles soldados tinham um com o outro, não dá tempo para se estabelecer uma profunda relação que nos permita se importar tanto com os personagens. Elementos como um marinheiro recém-casado, uma esposa gravida, um filho pequeno; tudo isso está filme para cortar esse caminho, mas a verdade é que funciona pouco. Nossa agonia é muito mais com o sofrimento do ser humano do que por identificação com os personagens - a cena em que o capitão Mikhail Averin (Matthias Schoenaerts de "Ferrugem e Osso") mergulha em busca das capsulas de oxigênio é um ótimo exemplo: poderia ser qualquer outro personagem que a angústia seria a mesma e, posso garantir, é enorme! Outros elementos de gênero que estragam o roteiro, estereotipando cenas, personagens e servem de bengalas emocionais são as passagens onde os soldados cantam seu hino ou quando resolvem trazer a história do relógio no final - o primeiro não se trata do conteúdo em si, mas da forma. A cena poderia ter ficado muito mais dramática sem esse artificio - para mim já batido desde a época de Top Gun. O mesmo serve para o segundo elemento - esse relógio não representa nada, por mais que o roteiro se esforce para tonar o objeto algo importante ou sentimental para os personagens.
As cenas das esposas e a relação politica das decisões sobre resgate são excelentes. Vinterberg cria uma atmosfera de vazio ao filmar lindos planos no conjunto habitacional da marinha onde todas as famílias dos soldados moram - lembram muito aquela decadência (ou precariedade) de Chernobyl dos anos 80 e fortalece muito a forma como a excelente Léa Seydoux se posiciona - ela é a esposa grávida (Tanya Averina) de Mikhail. É um trabalho de respeito! A fotografia do Anthony Dod Mantle (Quem quer ser um Milionário? e 127 Horas) é sensacional - não me surpreenderia se fosse indicado ao Oscar 2020! Aliás, dois pontos merecem nossa atenção: o desenho de som e a mixagem - muito bem construídos. Reparem como o som se propaga dentro do submarino e como ele quase desaparece nas explosões externas, mas mesmo assim nos causam um certo desespero. Os sustos que tomamos, a forma como os efeitos criam aquele clima de suspense; enfim, é sempre um desafio criar uma atmosfera debaixo da água - também colocaria como potenciais indicados.
Além da cena do mergulho em busca das capsulas de oxigênio que achei genial como foi realizada, existe um outra cena que talvez reflita tudo que comentei do filme no que diz respeito a qualidade técnica e artística - a cena do mini-submarino tentando se acoplar para fazer o resgate: é um câmera fixa, com efeito sonoros delicados, praticamente sem cortes (ou reações de personagens) e mesmo assim a tensão é altíssima - isso é sair do comum! Um outro momento muito delicado e sensível é o olhar do filho de Mikhail para o General burocrata Vladimir Petrenko (Max Von Sydon): simples, profunda e muito bem realizada - um exemplo de como o silêncio pode ser ensurdecedor!
É claro que por se tratar de um história real, nossa relação com o filme fica muito mais sensível, mas cinematograficamente falando, "Kursk" é mais um grande acerto do diretor Thomas Vinterberg - prestem muita atenção nos filmes desse cara porque valem muito a pena. Ele prova que tem a mesma capacidade para filmar cenas de explosão quanto de relações e sua escolha, muito pautada na força executiva do Luc Besson (do recente Anna), mostrou ter sido das mais acertadas.
"Kursk" é um filme dos mais interessantes, pois ele equilibra muito bem a superficialidade de um filme catástrofe e a profundidade de um drama real. Baseado no livro "A Time to Die", de Robert Moore, essa co-produção Bélgica / Luxemburgo / França se arrisca ao trazer um roteirista americano como Robert Rodat (notavelmente um profissional de grandes estúdios, indicado ao Oscar por "O Resgate do Soldado Ryan") e um diretor como o dinamarquês Thomas Vinterberg de "A Caça" (extremamente autoral e que privilegia muito mais as profundas relações humanas aos dramas superficiais do gênero) - o que eu quero dizer com isso é que "Kursk" tinha tudo para ser uma espécie de "Armageddon" no fundo do mar, mas a qualidade do diretor nos entrega um trabalho mais bem cuidado, intimista em muitos momentos, muito mais próximo de "Chernobyl" da HBO, por exemplo!
Em agosto de 2000, o submarino nuclear da marinha russa "Kursk" é naufragado durante um exercício nas águas do mar de Barents. Uma falha no controle de temperatura dos torpedos e dos mísseis que o submarino transportava, desencadeou uma série de explosões e praticamente dizimou a tripulação. Os 23 marinheiros que sobreviveram começam então uma luta contra o tempo na esperança pelo resgate. Acontece que a Marinha Russa está falida e a única alternativa de chegar ao submarino preso no fundo do mar é incapaz de concluir a missão por problemas técnicos. Um desastre seguido por uma negligência acentuada do governo russo que teme em aceitar a ajuda internacional e ter seus segredos bélicos descobertos. Eu diria que o filme é duro, de difícil digestão e muito angustiante (embora muitos ainda se recordam do final da história). Vale a pena, e mesmo com algumas "bengalas" do roteiro (que explicarei adiante), o filme é um ótimo entretenimento!
Ao entender a dinâmica do filme, fica impossível não pensar em quão rico seria se "Kursk" fosse uma série e houvesse um tempo maior para o desenvolvimento dos personagens, mesmo que em flashbacks. Digo isso porque, mesmo com o esforço do Diretor, dirigindo uma cena belíssima de casamento e mostrando a espirito de irmandade que aqueles soldados tinham um com o outro, não dá tempo para se estabelecer uma profunda relação que nos permita se importar tanto com os personagens. Elementos como um marinheiro recém-casado, uma esposa gravida, um filho pequeno; tudo isso está filme para cortar esse caminho, mas a verdade é que funciona pouco. Nossa agonia é muito mais com o sofrimento do ser humano do que por identificação com os personagens - a cena em que o capitão Mikhail Averin (Matthias Schoenaerts de "Ferrugem e Osso") mergulha em busca das capsulas de oxigênio é um ótimo exemplo: poderia ser qualquer outro personagem que a angústia seria a mesma e, posso garantir, é enorme! Outros elementos de gênero que estragam o roteiro, estereotipando cenas, personagens e servem de bengalas emocionais são as passagens onde os soldados cantam seu hino ou quando resolvem trazer a história do relógio no final - o primeiro não se trata do conteúdo em si, mas da forma. A cena poderia ter ficado muito mais dramática sem esse artificio - para mim já batido desde a época de Top Gun. O mesmo serve para o segundo elemento - esse relógio não representa nada, por mais que o roteiro se esforce para tonar o objeto algo importante ou sentimental para os personagens.
As cenas das esposas e a relação politica das decisões sobre resgate são excelentes. Vinterberg cria uma atmosfera de vazio ao filmar lindos planos no conjunto habitacional da marinha onde todas as famílias dos soldados moram - lembram muito aquela decadência (ou precariedade) de Chernobyl dos anos 80 e fortalece muito a forma como a excelente Léa Seydoux se posiciona - ela é a esposa grávida (Tanya Averina) de Mikhail. É um trabalho de respeito! A fotografia do Anthony Dod Mantle (Quem quer ser um Milionário? e 127 Horas) é sensacional - não me surpreenderia se fosse indicado ao Oscar 2020! Aliás, dois pontos merecem nossa atenção: o desenho de som e a mixagem - muito bem construídos. Reparem como o som se propaga dentro do submarino e como ele quase desaparece nas explosões externas, mas mesmo assim nos causam um certo desespero. Os sustos que tomamos, a forma como os efeitos criam aquele clima de suspense; enfim, é sempre um desafio criar uma atmosfera debaixo da água - também colocaria como potenciais indicados.
Além da cena do mergulho em busca das capsulas de oxigênio que achei genial como foi realizada, existe um outra cena que talvez reflita tudo que comentei do filme no que diz respeito a qualidade técnica e artística - a cena do mini-submarino tentando se acoplar para fazer o resgate: é um câmera fixa, com efeito sonoros delicados, praticamente sem cortes (ou reações de personagens) e mesmo assim a tensão é altíssima - isso é sair do comum! Um outro momento muito delicado e sensível é o olhar do filho de Mikhail para o General burocrata Vladimir Petrenko (Max Von Sydon): simples, profunda e muito bem realizada - um exemplo de como o silêncio pode ser ensurdecedor!
É claro que por se tratar de um história real, nossa relação com o filme fica muito mais sensível, mas cinematograficamente falando, "Kursk" é mais um grande acerto do diretor Thomas Vinterberg - prestem muita atenção nos filmes desse cara porque valem muito a pena. Ele prova que tem a mesma capacidade para filmar cenas de explosão quanto de relações e sua escolha, muito pautada na força executiva do Luc Besson (do recente Anna), mostrou ter sido das mais acertadas.
Este documento descreve como tratamos as informações pessoais que recebemos diariamente na nossa plataforma, mas não se preocupe, nosso maior ativo é você, nosso usuário, e por isso usamos todos os dados que coletamos com um único objetivo: melhorar a sua experiência!
As informações que coletamos sobre sobre você:
• Informações de Contato: coletamos seu endereço de e-mail se você se cadastrar na nossa plataforma. Essa será nossa forma de comunicação.
• Informações que você envia: coletamos informações se você responder alguma pesquisa.
• Informação demográfica: podemos coletar seu CEP para ajudá-lo a encontrar ótimas opções de entretenimento nas proximidades.
• Outras informações: se você usa nosso site, podemos coletar informações sobre seu endereço IP e o navegador que você está usando. Podemos analisar de que site você veio ou que site você visita quando nos deixa. Se você usa nosso aplicativo móvel, podemos coletar sua localização GPS. Podemos analisar com que frequência você usa o aplicativo e onde o baixou.
• Coletamos informações suas passivamente: usamos ferramentas de rastreamento como cookies do navegador e web beacons. Nós obtemos informações sobre você de terceiros. Por exemplo, nossos parceiros de negócios podem nos fornecer informações. As plataformas de mídia social também podem nos fornecer informações sobre você. Podemos compartilhar informações com terceiros, mas nunca sem sua autorização.
As informações que podemos compartilhar sobre sobre você:
• Compartilharemos informações com nossos parceiros de negócios. Por exemplo, podemos compartilhar informações com terceiros que operam nosso recurso "encontrar anúncios perto de mim". Também podemos compartilhar informações com terceiros que co-patrocinam uma promoção. Também podemos compartilhar informações com nossos parceiros de varejo. Isso pode incluir aqueles cujos anúncios aparecem em nossas plataformas.
• Compartilharemos informações se acharmos necessário, a fim de cumprir a lei ou para nos protegermos. Por exemplo, compartilharemos informações para responder a uma ordem judicial ou intimação. Podemos compartilhá-lo se uma agência governamental ou órgão de investigação solicitar. Poderemos compartilhar informações quando estivermos investigando uma possível fraude.
• Podemos compartilhar informações com qualquer sucessor para todo ou parte de nossos negócios. Por exemplo, se parte de nossos negócios for vendida, podemos fornecer nossa lista de clientes como parte dessa transação.
• Podemos compartilhar informações por outros motivos que podemos descrever para você
Você tem certas opções sobre práticas de compartilhamento e marketing
• Não enviamos spam!
• Você pode optar por não receber nossos e-mails de marketing. Para parar de receber nossos e-mails, siga as instruções em qualquer mensagem promocional que você receber de nós. Não se preocupe, mesmo se você optar por não receber mensagens de marketing, ainda enviaremos e-mails pontuais como respostas às suas perguntas ou informações sobre sua conta. Você pode controlar cookies e ferramentas de rastreamento.
Usamos medidas de segurança padrão
• A Internet não é 100% segura. Não podemos prometer que o uso de nossos sites será completamente seguro. Recomendamos que você tenha cuidado ao usar a Internet. Isso inclui não compartilhar suas senhas. Mantemos informações pessoais pelo tempo que for necessário ou relevante para as práticas descritas nesta Política. Também mantemos as informações conforme exigido por lei.
• Podemos vincular a outros sites ou ter serviços de terceiros em nosso site que não controlamos.
• Se você clicar em um link para um site de terceiros, será direcionado para sites que não controlamos. Isso inclui sites de mídia social, serviços de streaming e parceiros estratégicos. Nossa política não se aplica às práticas de privacidade desses sites. Leia atentamente a política de privacidade de outros sites. Não somos responsáveis por essas práticas de terceiros.
• Nosso site e aplicativo também podem vincular anúncios de terceiros ou outro conteúdo que contenha seus próprios cookies ou tecnologias de rastreamento.
Utilizamos tecnologias de rastreamento por vários motivos
• Compreender as atividades e comportamentos de nossos consumidores e visitantes do site.
• Reconhecer novos visitantes em nossos sites e aplicativos.
• Reconhecer clientes anteriores.
• Para atendê-lo com publicidade personalizada ou baseada em interesses. Esses anúncios podem aparecer em nosso site ou em outros sites visitados
• Para que possamos entender melhor nosso público, nossos clientes, visitantes de nosso site e seus respectivos interesses.
• Participamos de publicidade com base em interesses.
• Podemos veicular publicidade baseada em interesses usando informações pessoais e outras coletadas sobre você ao longo do tempo em vários sites ou outras plataformas. Isso pode incluir aplicativos. Esses anúncios são exibidos em sites ou aplicativos. Eles também podem ser veiculados em e-mails. A "publicidade comportamental on-line" baseada em interesses inclui anúncios que são veiculados a você depois que você sai do nosso site, incentivando você a retornar. Eles também incluem anúncios que consideramos relevantes para você com base em seus hábitos de compra ou atividades on-line.
Como reunimos informações relevantes para publicidade baseada em interesses
• Para decidir o que é relevante para você, podemos analisar suas compras, coletar determinados IDs de sistema operacional móvel exclusivo ou comportamentos de navegação. Podemos analisar essas atividades em nossas plataformas ou nas plataformas de outras pessoas. Essas informações são coletadas usando as ferramentas de rastreamento descritas acima. Trabalhamos com terceiros que ajudam a coletar essas informações. Esses terceiros podem vincular seu nome ou endereço de e-mail a outras informações coletadas. Isso pode incluir compras anteriores feitas offline ou online. Ou pode incluir informações de uso online.
Como controlar as tecnologias de rastreamento
• Você pode controlar certas ferramentas de rastreamento. Muitos navegadores permitem excluir ou rejeitar cookies. Como você faz isso depende do tipo de cookie. Você pode configurar seu navegador para rejeitar cookies do navegador. Importante: os cookies flash não residem no seu navegador e, portanto, as configurações do seu navegador não os afetam. Nem todo o rastreamento descrito aqui será interrompido se os cookies forem excluídos ou bloqueados.
• Você também pode controlar certas ferramentas de rastreamento em seus dispositivos móveis. Essas oportunidades estão sujeitas às ofertas disponibilizadas pelos fornecedores de sistemas operacionais de terceiros e às suas políticas de privacidade, e não a quaisquer ofertas ou políticas de privacidade da Viu Review.
• NOTA: Se você configurar seu computador para bloquear cookies, poderá não conseguir acessar determinadas funcionalidades da nossa plataforma. Se você bloquear ou excluir cookies, nem todas as atividades de rastreamento que descrevemos aqui serão interrompidas. As escolhas que você faz são específicas do navegador e do dispositivo. Aconselhamos não excluir ou bloquear cookies para que continuemos aprender com você e assim indicar as melhores opções de conteúdo sempre!
Não nos responsabilizamos pela qualidade do nosso serviço caso os cookies forem bloqueados ou apagados pelo usuário ou por ativação do navegador ou de terceiros.
Você tem opções sobre os anúncios com base em interesses
• O programa de autorregulação para publicidade comportamental on-line oferece aos consumidores a capacidade de optar por não ter seu comportamento on-line gravado e usado para fins publicitários. Alguns navegadores da Web têm o recurso "Não rastrear". Esse recurso permite que você informe aos sites visitados que não deseja que sua atividade online seja rastreada. Esses recursos ainda não são uniformes nos navegadores. Atualmente, nossa plataforma não está configurada para responder a esses sinais.
Se você tiver alguma dúvida sobre nossa Política de Privacidade, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Podemos atualizar esta política
Periodicamente, podemos alterar nossas políticas de privacidade. Notificaremos você sobre quaisquer alterações em nossa Política, conforme exigido por lei. Também publicaremos uma cópia atualizada em nossa plataforma.
Por favor, verifique nossa plataforma periodicamente para maiores informações sobre essas atualizações.
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.